04/06/2013

Um filme, uma mulher. Por Rafael Santos




Filme: Sedmikrásky. Mulher(es):  Marie I e Marie II
(IMDb)

Não uma, mas sim duas. Duas mulheres indissociáveis na sua essência, que se complementam mutuamente. Marie I (Jitka Cerhová) e Marie II (Ivana Karbanová) deixam transparecer na perfeição o ponto de vista vincado da realizadora. Vera Chytilová critica a posição do sexo masculino perante as mulheres e o sexo.

A dupla protagonista dá corpo e voz a uma rebelião que faz frente a essa posição redutora. As duas personagens, em plena consciência de que são observadas pelos homens como simples objectos sexuais, encarregam-se de brincar com a existência dos mesmos.

Ainda num nível mais simbólico, Chytilová faz desfilar imagens que se restringem a criticar o limitado papel atribuído à mulher na estrutura da sociedade, nomeadamente em cargos inocupáveis pelas mesmas.

Uma obra controversa com o cunho de uma mulher, protagonizada por mulheres e com o objectivo de arrancar a cabeça dos homens. Um filme obrigatório e absolutamente fascinante.





2 comentários:

  1. Obrigado Nancy Wilde!
    E agradeço-te também a ti Sofia pelo convite. Foi um prazer contribuir para esta iniciativa que se tem revelado tão interessante. Tenho descoberto filmes bastante chamativos bem como blogues que desconhecia por completo.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar